A decisão do título de 2012 fez jus ao restante da temporada, e o circuito de Interlagos, mais uma vez, sediou uma corrida que vai integrar os momentos mais marcantes da história da categoria.
Sebastian Vettel, que chegou ao GP do Brasil com confortável vantagem para Fernando Alonso no campeonato, quase viu suas chances terminarem após levar um toque na primeira volta da prova, mas conseguiu se recuperar, terminar em sexto e conquistar seu terceiro título consecutivo na F1.
A conquista do título possui contornos históricos. Antes do piloto da Red Bull, apenas Juan Manuel Fangio, em 1954, 1955 e 1956, e Michael Schumacher, em 2000, 2001 e 2002, haviam conquistado três campeonatos em sequência. Além disso, também se tornou o mais jovem piloto a se sagrar tricampeão na F1.
Jenson Button, da McLaren, ficou com a vitória. O inglês herdou a liderança após um toque entre Lewis Hamilton e Nico Hulkenberg, que disputavam a liderança. Felipe Massa, da Ferrari, teve uma atuação perfeita no auxílio a Alonso e terminou em terceiro, logo atrás do espanhol. Já Bruno Senna, da Williams, não pôde seguir na corrida após um toque com Vettel na largada.
Nas últimas voltas, a chuva intensificou em Interlagos e, como a pista voltou a ficar escorregadia, os pneus intermediários voltaram à cena. A Red Bull ameaçou errar no serviço dos boxes a Vettel, mas o alemão conseguiu se recuperar e retornar em sexto, o que era suficiente para conquistar o título.
Com o acidente entre Hulk e Hamilton, Button recuperou a liderança, seguido por Massa e Alonso. Eventualmente, o brasileiro cedeu a posição ao espanhol, mas mesmo com a vice-liderança, o resultado não era o suficiente para dar o título à Ferrari.
Pouco antes da última passagem, uma batida de Paul di Resta na reta dos boxes provocou a entrada do safety car na pista. Na saída do carro, Button completou o percurso em 1h45min22s656, seguido por Alonso, Massa, Webber – que se recuperou de diversos incidentes na pista, incluindo um enrosco com Kobayashi – e Hulkenberg.
Sexto na classificação final, Vettel conseguiu fechar o campeonato por três pontos contra Alonso. Michael Schumacher, em sua última corrida na F1, encerrou em sétimo, à frente de Jean-Éric Vergne, da Toro Rosso, Kamui Kobayashi, da Sauber, e Kimi Raikkonen, da Lotus.